domingo, 26 de setembro de 2021

Comportamento

Dentro de um coletivo, resolvi ficar na parte da frente, antes da roleta, para verificar o comportamento das pessoas que se utilizam desse meio de transporte e assim observei.
Para cerca de setenta por cento das pessoas que adentram o coletivo, em todas os pontos de embarques, sequer percebem que o condutor do veículo ali está. Dentre esses setenta por cento, aparentemente a metade parecem mau–humorados. Penso que talvez pelo fato de acordar cedo, e isso acontece com muitos. Ainda, ‘a medida que o coletivo se aproximava da área central, maior era o número de pessoas que compunha este percentual, o que me leva a conclusão que, quanto mais humilde a pessoa é, mais humana também o é. Posso estar errado, mas fiquei deveras impressionado. Quanto ao cobrador, atiram o dinheiro no guichê, adentram a roleta e pegam o troco, quando tem, sem sequer ver se o cobrador(a) é um ser humano ou se é a mesma maquininha que lê os cartões pré–pago. Todo o tipo de pessoa podemos notar em um curto trajeto. Há os bem educados, os mal e aqueles que nem se importam se o idoso, gestante ou portador de alguma necessidade especial esteja em pé, embora tenha reservado ali um lugar para atendê–los, continua sentado, olhando para o nada ou para a janela.....Há também os gentis que se preocupam em ceder seus lugares a quem de direito ou por compaixão e que olham as pessoas ao seu redor e se preocupa em não cometer qualquer gafe comportamental exigida para um bom ou aceitável convívio social.
O coletivo segue, passageiros impacientam com o aperto, com as paradas demoradas, pois o solicitante posta-se distante da porta de saída, por conveniência ou por exigência do momento da aglomeração tumultuada. Cada um tem o seu objetivo em mente, poucos se distraem e tratam de fazer o trajeto de maneira amistosa, como um passeio, mas imaginemos o que este cidadão pode ter deixado para trás(em seu lar, se tiver um) ou  no que enfrentará em breve, um chefe exageradamente rigoroso, por exemplo. Compreensivas as razões de cada um dos passageiros, mas inaceitável certas atitudes grotescas comumente verificadas. O observador simplesmente te deixa se levar pela massa, vai onde quer a massa e, às vezes, equivoca-se em seu ponto de descida. Assim deve ser a rotina de muitos usuários do transporte coletivo e seus servidores, todos merecedores do melhor que quem neste processo se insere para que a vida fique um pouco mais leve e serena.
Um abraço aos amigos e Leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário